sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tecnologias lançadas na época errada


Newton


Desenvolvido pela Apple em 1993, o Newton Message Pad era um modelo de PDA que possuía tela touchscreen que inclusive reconhecia escrita, memória flash e processador RISC, ou seja, ótimas funções para a época.


Por que não deu certo?


O Newton era grande demais e contava com preço elevado, além de seu reconhecimento de escrita não funcionar plenamente, por isso não se tornou tão popular quanto o iPhone. Entretanto, o software desenvolvido para o aparelho foi utilizado nos Palm Tops que vieram a seguir.




Danger Hiptop


Também conhecido como T-Mobile Sidekick, o Danger Hiptop de 2002 foi um dos precursores do teclado QWERTY integrado e era extremamente rápido na navegação na internet, conquistando o coração de celebridades como Paris Hilton


Por que não deu certo?


o produto perdeu seu espaço com as novas tecnologias que surgiram logo depois, que contavam com mais funções e design mais moderno (o Danger Hiptop não era um smartphone).




Nokia N-Gage


Lançado em 2003, o Nokia N-Gage foi o primeiro smartphone da Nokia e trazia o conceito de um celular com o foco principal em games. Possuía mais capacidade de processamento do que o GameBoy e trazia jogos em cartão MMC protegido por cópias, além das principais funções do smartphone, como rádio, navegação na internet. Porém, não era muito prático na hora de falar (era preciso deixá-lo de lado) e trazia um valor extremamente elevado para a época, portanto não fez tanto sucesso no Brasil.




LaserDisc


O LaserDisc foi o primeiro disco ótico para armazenar músicas e filmes, mas só saiu no mercado na década de 90. O formato fez bastante sucesso no Japão, porém não foi bem aceito nos EUA e Brasil. Os ?bolachões hi-tech? eram extremamente difíceis de manusear, por isso deram espaço ao DVD, conforme conhecemos atualmente.


Virtual Boy


Um dos maiores fracassos da Nintendo, o Virtual Boy foi lançado em 1995 e contava com um processador de 32 bits, aliado a duas telas que criavam uma espécie de ?óculos? em cima do tripé. Era uma primeira tentativa de criar uma ?realidade virtual? e foi o primeiro a usar gráficos 3D em todo o mundo.


Por que não deu certo?


O Virtual Boy era desconfortável, trazia apenas duas cores nas telas e ainda causava dores de cabeça em jogadores que ficavam muito tempo em frente à maquina, portanto foi ?esquecido? em versões mais novas dos consoles da Nintendo.





Power Glove


Também da Nintendo, a Power Glove é o precursor do sistema de interatividade do Wii e trazia acoplado um controle para acesso ao jogo, que simulavam tiros e raios laser.

Por que não deu certo?

A Power Glove teve apenas dois jogos lançados exclusivamente para o sistema, que não emplacou nem em termos técnicos ou comerciais. Foi considerado um desastre, porém era ousado para a época e trouxe frutos para o futuro. Os jogadores de Wii que o digam.


Henrique Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário